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sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Transportes colectivos

1874 (14 de Agosto) - Abertura da linha desde a Praça Carlos Alberto até à Foz (Cadouços) via Boavista e Fonte da Moura pela Companhia Carris de Ferro do Porto. Tracção animal.

1875 - Abertura das primeiras linhas urbanas pela Companhia Carris de Ferro do Porto:
Boavista - Campanhã e Bolhão - Aguardente (Marquês de Pombal). Tracção animal.

1875 (3 de Novembro) - Um incêndio na remise da
Boavista.

1878 - Conversão para tracção a vapor na linha
Boavista - Foz (Cadouços). Os carros são puxados por cavalos desde vários locais da cidade e são atrelados num comboio rebocado por uma locomotiva a vapor. Obviamente no sentido oposto os carros do "eléctrico" a vapor são divididos e rebocados por cavalos para os diversos locais da cidade.
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1914 - Fim da tracção a vapor por substituição por tracção eléctrica na linha dedicada na totalidade da Avenida da
Boavista em substituição do trajecto Fonte da Moura - Cadouços - Rua de Gondarém.
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1928 (28 de Fevereiro) - A remise da
Boavista é destruída por um incêndio. 23 eléctricos, 4 atrelados e 2 zorras são perdidos. Seis eléctricos são bastante danificados.
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1988 - A remise da
Boavista é substituída pela de Massarelos para o serviço normal. As oficinas são mantidas na Boavista (também para os troleicarros e autocarros). Devido a obras nas ruas, os eléctricos regressam à recolha da Boavista por várias ocasiões: Março - Julho 1991, Junho - Novembro 1998 e Fevereiro - Maio 1999.
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1999 (Agosto) - Início do desmantelamento da remise da
Boavista.

[Retirado de:"Os eléctricos do Porto"]

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