Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Avenida da Boavista

"A Avenida da Boavista é um arruamento, que atravessa as freguesias de Cedofeita, Massarelos, Lordelo do Ouro, Ramalde, Aldoare Nevogilde, da cidade do Porto, em Portugal.

Foi aberta em meados do século XIX (1850), mas o último tramo entre a Fonte da Moura e o mar só foi terminado em 1917.

Com cerca de seis quilómetros de extensão, é a mais longa avenida portuense, prolongando-se em linha recta desde o Hospital Militar até à Praça de Gonçalves Zarco, conhecida por Castelo do Queijo, designação popular do antigo forte de São Francisco Xavier, junto ao mar.

Nova centralidade económica e cultural, o seu mais distintivo e mediático atributo arquitectónico é, actualmente, a Casa da Música, obra do holandês Rem Koolhaas, inaugurada em 2005, no espaço outrora ocupado pela remise dos eléctricos , na Rotunda da Boavista. Aqui se situa, a meio do respectivo jardim, o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular.

Até meados do século XX a avenida era uma autêntica alameda com duas filas de frondosos plátanos que acabaram por ser sacrificados para facilitar o trânsito automóvel . Alterações recentes e pontualmente polémicas têm conferido um novo visual à avenida, em que resistem alguns exemplares de boa arquitectura mas de onde desapareceram muitas árvores do separador central.

Sucessivas construções em altura e estabelecimentos comerciais, de certo modo, descaracterizaram o longo e nobre eixo de comunicação, enriquecido, entretanto, pela instalação do Parque da Cidade, uma vastíssima área lúdica e de lazer desportivo.

Destaque, ainda, para a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, fronteira ao parque." [retirado do Blog "Porto Cidade Invicta"]

Sem comentários: